terça-feira, 3 de abril de 2007

Pessach - "Atravessando sempre o mar da Liberdade"

Na Diáspora, quando o Povo Judeu ansiava em restabelecer sua nação em Eretz Yisrael, o Povo Judeu expressava esse desejo de várias maneiras. Uma destas maneiras muito especiais era no Seder de Pessach (jantar da Pascoa Judaica) aonde se dizia as seguintes palavras: Bashanah Haba'ah B'Yerushalaim Habinuah" - No próximo ano em Jerusalém reconstruída. A partir do momento em que Medinat Hayehudi passou a ser possível, todos os judeus concordavam em uma só voz: "Zê Shaná B'Yerushalaim" - Este ano em Jerusalem.

A Pessach tem um significado muito especial para o Povo Judeu. Esta festa lembra a liberdade do Povo Judeu da escravidão da terra de Mitzraim (Egito), como também tem um significado espiritual muito especial: a de um Povo livre para expressar sua fé em D'us. Já se passou 3500 anos desde que o sonho de liberdade por parte do Am Yisrael tornou-se realidade.

Durante o Pessach deste ano, lembremos que a experiência de escravidão criou em nós uma profunda consciência e um apaixonado compromisso, incorporado na Torah, com a Justiça e a Liberdade. A cada Pessach, cada judeu, cada judia, cada pessoa deve se considerar como se tivesse sido pessoalmente libertada do Egito.

Esta memória e essa luta são recontadas a cada ano por nós as futuras gerações de forma que eles se lembrem que nós também fomos escravos no Egito e hoje Am Yisrael é um Povo livre. Nestes dias de Pessach iremos mais uma vez celebrar a nossa libertação da escravidão e nossa liberdade como nação.

Que no mundo não haja mais faráos e nem os chicotes da opressão, da miséria e da injustiça. Que o novo mundo que esperamos construir seja um mundo aonde sempre haja um Mar Vermelho aberto por onde passe aqueles que buscam a Paz, a Justiça e a Liberdade!

Chag Pessach Sameach!

Nenhum comentário: