terça-feira, 17 de abril de 2007

Yom Hashoah - Um dia para não esquecer Jamais!

Yom Hashoah
O dia 27 de Nissã (15 de abril no ano de 2007) é lembrado Yom Hashoah - o Dia de lembrança do Holocausto - aonde o Povo Judeu recorda as vítimas do Holocausto. A data é lembrada oito dias antes de Yom Haatzmaut (Dia da Independência de Israel).

No Yom Hashoah, nós nos lembraremos, tanto em Medinat Yisrael, como nas comunidades judaicas ao redor do mundo, que “Há um nome para cada pessoa”. Nós nos lembraremos de que muitas das vítimas morreram não deixando parentes ou amigos para recordarem sua memória. Esse dia foi feito também para cada um deles. Nós dizemos: Yehi zichram baruch - Que sua memória seja uma bênção e que continue por toda a eternidade.

Mas o Yom Hashoah é também um dia de esperança em que simultaneamente se celebra a revolta heróica no gueto de Varsóvia em 1943. Assim como se recordam as ações dos "Justos entre as Nações" - os guerim (não-judeus) que arriscaram sua vida em salvar os judeus que estavam quase para ser levados para os campos da morte nazistas. Eles seguiram o exemplo dado pela Talmud que diz: "Aquele que salva uma alma judaica salva o mundo inteiro". O Memorial de Yad Vashem, em Jerusalém, é dedicado a cada um destes homens e mulheres extraordinários. A estes nós também dizemos: Yehi zichram baruch - Que sua memória seja uma bênção e que continue por toda a eternidade.

Às 10:00 horas do Yom HaShoah, as sirenes aéreas soam por dois minutos. Os veículos de transporte públicos param por este período e as pessoas permanecem em silêncio. Durante o Yom HaShoah, estabelecimentos públicos são fechados, a televisão e rádio transmitem canções e documentários sobre o Holocausto e todas as bandeiras são hasteadas à meio-mastro. O Yom Hashoah foi estabelecido em 1959 em Medinat Yisrael por decreto do primeiro-ministro David Ben Gurion e do presidente Yizhak Ben Zvi.

É nesse dia que tristemente honramos a memória dos 6 milhões de judeus trucidados pela máquina assassina nazista há mais de sessenta anos. É Yom HaShoah, um dia sóbrio, de terríveis lembranças, e de reflexão sobre o resultado da intolerância passada, presente e futura.
Mas temos a certeza que estas tristes lembranças nos motivam a cada dia a lutar pela dignidade humana, pela vida, pela paz, pela esperança e para a fraternidade de outros povos.

Que não haja mais Holocaustos com nenhuma nação ou povo!
Que não haja mais assassínio!
Que haja paz em Eretz Yisrael!

Nenhum comentário: